

o melhor plano de futuro pra sua criança é o investimento na primeira infância integral
foto ilustrativa do Fichário digital
Se você tem uma criança de 3 anos em casa, vai gostar de descobrir como aplicar a ciência da educação pra desenvolvê-la com afeto, intenção e confiança. E essas são as primeiras 3 coisas essenciais pra você chegar lá:
acompanhar cada um dos marcos cognitivos, sensoriais, psicomotores e socioemocionais, pra garantir que seu bebê não vai deixar pra trás nenhuma oportunidade real de desenvolvimento
praticar Rotinas Afetivas Intencionais, pra ajudar seu recém-nascido a exercitar todas as suas potencialidades com leveza - sem sobrecarga de estímulos pra ele nem sobrecarga de trabalho pra você
aplicar as ferramentas da educação integral na sua rotina, pra viver uma parentalidade consciente, afetiva e alinhada com as demandas do século XXI e as necessidades dos bebês dessa nova geração que acaba de nascer!


pra te ajudar nessa tarefa tão necessária, a Jabuti LêLê criou o Fichário de Desenvolvimento das Crianças de 3 anos
o que é o Fichário de Desenvolvimento das Crianças de 3 anos?
É um ebook formatado pra admitir impressão, que cobre cada uma das principais funções do desenvolvimento infantil: cognitiva, sensorial, socioemocional e psicomotora. Traz brincadeiras e atividades pras famílias desenvolverem e estimularem seus bebês através do brincar


foto ilustrativa do Fichário digital impresso e encadernado
1 fichário digital: R$ 55 à vista (ou até 7X no cartão de crédito)
quando recebo meu Fichário?
você terá acesso imediato após a confirmação do pagamento


compra segura
se você não gostar, tem 7 dias pra solicitar o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro
ficou com alguma dúvida? é só chamar a gente no Whatsapp
11.99975-2800
o que você vai aprender no Fichário?
Os marcos relacionados às 4 grandes funções do desenvolvimento humano e mais de 100 ideias de estímulos simples pra começar a colocar em prática a partir de hoje, organizadas da seguinte forma:
Mapa de Funções das habilidades essenciais às quais você precisa ficar atento na sua criança;
marcos de desenvolvimento pras seguintes habilidades específicas + formas de estimular cada uma dessas habilidades:
tato;
sistema vestibular;
visão;
audição;
propriocepção;
funções executivas;
memória;
atenção;
linguagem;
equilibração;
percepção corporal;
lateralização;
estrutura espaço-temporal;
praxia global;
praxia fina;
tonicidade;
habilidades socioemocionais; e
dicas extras de brincadeiras e atividades para o exercício das habilidades essenciais do século XXI.
o que o sua criança ganha se você tiver um Fichário?
Uma base sólida pra futuros aprendizados. Simples assim! Mas vamos entender o porquê?
Sua criança vai receber o estímulo certo no momento certo, pra se desenvolver mais e melhor. Ela ainda terá seus marcos de desenvolvimento cognitivo, sensorial, socioemocional e psicomotor acompanhados. Seu filhote também terá a chance de se desenvolver dentro de uma rotina afetiva e intencionalmente recheada de estímulos de habilidades essenciais (sem sofrer com hiperestímulo). E o que é igualmente importante: ela terá uma chance infinitamente maior de ser cuidada, criada e educada de forma integral, por uma mãe, um pai e uma família conscientes de seus papéis e dos reais efeitos e impactos de suas escolhas sobre o futuro dele. Sua criança já estreia na primeira infância com o pé direito, aproveitando todas as oportunidades de desenvolvimento, que vão fundamentar seus posteriores aprendizados na escola e na vida - e tudo com base na ciência. Afinal, com todos os recursos já disponíveis no mundo de hoje, nenhuma criança merece viver os perrengues de uma educação tipo “queijo suiço”, com buracos e faltas de estímulo de habilidades essenciais pra vida e seu futuro acadêmico.


pra quem é o Fichário?
Pra mães, pais e profissionais da infância que se importam com a educação que estão oferecendo às suas crianças e desejam estar por dentro das últimas descobertas sobre desenvolvimento infantil e a criação no século XXI. E pra aqueles que não têm todo o tempo do mundo pra gastar anos e anos estudando até construírem todo o saber necessário pra isso.
E pra quem não é o Fichário? Pra quem já conhece como funcionam as teorias da educação integral usadas nas escolas brasileiras; pra quem sabe decór as habilidades do século XXI (e concorda ou não com o quê as crianças vão aprender delas); pra quem já pratica uma criação embasada na proposta de apresentar o estímulo certo na hora certa; e pra quem já consegue alinhar a criação de casa com a educação que a criança recebe na escola. Se você já coloca todas essas engrenagens pra funcionarem juntas, então provavelmente já tem, por hábito, pensar o futuro do(a) seu(ua) filho(a) de um jeito mais atento e reflexivo. Se você é essa pessoa, não vai precisar dos Fichários!


como usar o Fichário no dia a dia?
Você pode ler todo o Fichário de uma só vez, ou, se preferir, uma página por dia. Pra dias mais calmos, você pode escolher uma habilidade e ler sobre os marcos de desenvolvimento relacionados a ela. Em dias corridos, você pode pular diretamente pras bolhas coloridas e retirar, dali, ideias certeiras pra estimular sua criança e ajudá-la a exercitar e adquirir uma determinada habilidade – com brincadeiras e dicas de atividades pensadas especificamente pro estágio em que a sua criança está.
No fundo, o objetivo é o de que você consiga usar os Fichários como uma espécie de mapa ou guia do dia a dia. Um apoio pra te dar confiança. Um material que te ajuda a se localizar em relação a O QUE, COMO, QUANDO e POR QUE atuar sobre a educação da sua criança. Ficou na dúvida de com o quê brincar? Faltou criatividade pra pensar em qual atividade apresentar de acordo com a idade? Como você consegue ensinar uma habilidade específica? Sentiu insegurança sobre o atingimento, ou não, de algum marco? Os fichários facilitam essa visualização dos roteiros de aprendizagem que precisamos percorrer pra ajudarmos nossas crianças a adquirirem as bases de futuros raciocínios mais complexos, de um bom domínio corporal e de equilíbrio socioemocional. E tudo num esquema marco-estímulo, bem pá-púm mesmo, feito pro tempo de quem é mãe e pai (e sabe bem a correria que é isso)!




fotos ilustrativas com os fichários impressos e encadernados


1 fichário digital: R$ 55 à vista
(ou até 7X no cartão de crédito)
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se você não aprender algo novo com o nosso Fichário, tem 7 dias pra solicitar o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro. Mas a gente confia tanto nele, que tem certeza de que você vai amar!
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11.99975-2800
por que o Fichário é mais prático do que um livro (pra quem não tem muito tempo)?
Os fichários não são livros imensos de 450 páginas, recheados de teorias e explicações complexas sobre sistemas somatossensoriais, desenvolvimento da linguagem, arquétipos psicológicos, papos sobre mielinizações ou podas neuronais típicas de processos de plasticidade cerebral etc etc. É verdade que todos esses livros podem ser realmente magníficos se você já os lê, mas o que estamos mostrando é que existe um jeito muito mais simples de acessar todo esse saber.
Ao invés de precisar ler dezenas desses livros e artigos científicos pra aprender a usar as ferramentas certas na criação do seu filho(a), o Fichário faz isso por você, trazendo conteúdo essencial, resumido e organizado. Tudo do que você vai precisar é ler uma ficha frente e verso a cada dia (ou algumas vezes na semana). Se você fizer só isso, já é possível saber como ajudar sua criança a estimular determinada habilidade através do brincar. Olhemos por esta óptica: já pensou que uma leitura de menos de 2 minutos pode transformar a rotina com a sua criança e ainda ajudá-la a se desenvolver mais e melhor? Isso é possível: desde que você leia a coisa certa!
Nos Fichários, todas as ideias de brincadeiras e atividades relacionadas ao exercício de cada habilidade estão cientificamente embasadas. É através dessa ressignificação do simples brincar e do arranjo harmonioso de atividades certas pensadas pro momento certo que podemos oferecer chances reais de desenvolvimento dentro da própria rotina. Essa organização, que encaixa cada atividade no seu devido estágio, potencializa o aprendizado na infância e ajuda as famílias a escolherem os melhores caminhos pra apoiarem suas crianças em suas jornadas de crescimento - tão únicas e individuais.
quem usa ama e recomenda!






um papo sobre os desafios de se criar uma criança no século XXI
DE UM LADO, DESCOBERTAS DA CIÊNCIA SOBRE A INFÂNCIA E UM NOVO MUNDO DE POSSIBILIDADES
Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança forma mais de 1.000.000 (1 milhão) de novas conexões neuronais por segundo. De acordo com descobertas da neurociência, um cérebro que constrói conexões mais numerosas e ativas na primeira infância será um cérebro dotado de maiores recursos, caminhos e alternativas pra lidar com o que virá pela frente: aprendizados, cuidados com a saúde e controle comportamental. Acontece que um cérebro sadio e inteligente não é só sorte genética. Durante esse período de grande plasticidade cerebral, são as experiências vividas pelas crianças pequenas – especialmente na rotina com os seus cuidadores – que também determinam a quantidade e qualidade de novas conexões de neurônios.
DE OUTRO, A REALIDADE DE UM FUTURO QUE JÁ BATE À PORTA - E QUE NINGUÉM SABE BEM COMO VAI SER
Ao longo das próximas 2 décadas, 58% das ocupações atualmente existentes no mercado de trabalho brasileiro deixarão de existir. Grande parte das profissões que existem hoje sofrerão adaptações de acordo com o avanço de tecnologias como IA, machine learning, blockchain, big data, robótica de serviços e internet das coisas. Essas projeções se baseiam em modelos da Universidade de Oxford e ilustram um pouco das transformações que vão sofrer os empregos das futuras gerações.
E, no meio desses dois novos mundos, existe... a mãe...e o pai. Sim, porque o mundo já mudou, está mudando e vai mudar cada vez mais. O jeito como criamos mudou. A educação das escolas não é mais a mesma. O futuro dos empregos é realmente incerto. E alguém já parou pra pensar em como uma mãe ou um pai vai se preparar pra tudo isso? Nós já. Pode até ser que algumas pessoas escolham fechar os olhos pras mudanças e prefiram apostar todas as fichas na esperança: na esperança de que tudo vai dar certo no futuro do filho dela (ainda que ele receba, em 2027, a mesma criação que a tataravó dele recebia em 1913). Mas, pra muitos de nós, a esperança é algo impalpável e incerto demais pra delegarmos, a ela, o dever de zelar pelo futuro de quem mais amamos. Nesse último caso, acompanhar o bonde do mundo não é mais escolha nossa – é necessidade.
Agora, você já deve ter ouvido falar do seguinte pensamento – e vai provavelmente concordar conosco: “quando entendemos o que estamos fazendo, conseguimos fazer melhor”. Essa máxima vale pra quase tudo na vida e, inclusive, pra educação de nossos(as) filhos(as). Parece bastante lógico: pra aprendermos matemática, tivemos de estudar; pra aprendermos a dirigir, fizemos autoescola; pra aprendermos uma profissão, faculdade. E, quando falamos de aprender a sermos...mães e pais? Cuidar de uma criança, educá-la, esforçar-se pra lhe dar as principais ferramentas que acreditamos necessárias pra que ela consiga viver um futuro de bem-estar. Onde aprendemos essas coisas? Onde somos convidados a refletir e estudar sobre as ferramentas que podemos usar pra ensinarmos nossos filhos a serem adultos mais felizes e independentes? Até pouco tempo atrás, pensava-se mesmo que, pra criarmos um filho, bastavam bom senso e instinto materno. Mas, se já sabemos que é uma grande furada dependermos só disso, por que ainda não buscamos uma mínima formação, ou quiçá informação pra isso? Por que ainda não nos preocupamos com sabermos ao menos o mínimo do mínimo, pra sermos um pouco melhores como mães e pais? Talvez porque, até aqui, não existisse mesmo um material cientificamente embasado, fácil, voltado pra prática da maternidade e que estivesse disponível ao público em geral. Mas, hoje, isso já é uma realidade: e os fichários estão aqui pra provarem isso.
Existe, porém, outro problema que permeia a vida de toda mãe e todo pai, de modo que seguimos sem colocarmos em prática uma rotina mais rica de estímulos voltados pro aprendizado de habilidades essenciais. Algo que nos impede de colocarmos em prática uma educação mais afetiva, consciente e atenta às conquistas e dificuldades de cada um de nossos filhos. Existe algo que nos barra na hora de planejarmos momentos diários mais produtivos de atenção às crianças. E esse outro problema é um velho conhecido pra maioria de nós (senão pra todos nós): a falta de tempo.
Tempo. Também somos mães e sentimos, na pele, as dificuldades de uma rotina com crianças. A falta de energia no final do dia, a correria imposta pela dupla-jornada que concilia casa e profissão, o manejo às vezes atabalhoado da agenda semanal de compromissos entre escola-atividades-trabalho-consultas-tarefas escolares etc realmente podem nos tirar o tempo de nos dedicarmos a estudos mais cuidadosos e profundos sobre o desenvolvimento da infância e as melhores formas de conduzirmos a relação com as nossas crianças (embora, no fundo, saibamos que entendermos sobre a infância é algo realmente necessário pra sermos mães e pais melhores). De toda forma, temos certeza de que nenhuma dessas dificuldades nos tira a VONTADE de querermos que cada uma de nossas crianças receba a melhor versão de nós mesmas(os) quando falamos em afeto. E, no mesmo sentido, temos certeza de que nenhuma dessas dificuldades nos tira a intenção de querermos DAR a melhor educação que conseguirmos.
Falta de materiais confiáveis e simultaneamente voltados ao dia a dia; falta de tempo pra atenção e dedicação às crianças: será mesmo que dá pra contornar esses problemas e, finalmente, ajudarmos nossas crianças a se desenvolverem como merecem? Será que dá pra gente resolver esses dois problemas, que são, a bem da verdade, os dois maiores problemas das famílias que querem proporcionar, às suas crianças, uma infância equilibrada, feliz e sadia no século XXI? A gente acredita que sim. E mais: a gente sabe que, quando quer muito uma coisa, faz acontecer pra valer. Então, se você estiver precisando de um empurrãozinho na sua vontade, aqui vai um: certamente, você já deve ter parado pra pensar no seu tempo (ou na falta dele), mas você já parou pra pensar no TEMPO DO SEU FILHO(A)? No fato de que a primeira infância é uma janela de oportunidades que se abre e se fecha em 6 anos, que passam voando?
E se a gente te lembrar que esse mesmo tempo, que os adultos reclamam não ter, é justamente um dos tempos mais valiosos na vida do seu filho(a)? Perder o tempo da primeira infância é tirar, da criança, chances reais de ela se desenvolver mais e melhor. Será que o seu tempo vale mais do que o tempo do seu filho(a)? Quando colocamos as reflexões sob a óptica da criança, somos convidados a pensar diferente, certo? E se formos ainda além e dissermos que a falta desse seu tempo pode não mais representar um empecilho, e, sim, a solução pra uma boa criação? Sim, porque, no final, tudo é sobre sabermos APROVEITAR o (pouco) tempo que temos pra ajudarmos nossas crianças DURANTE a nossa rotina. Nós, aqui na Jabuti LêLê, acreditamos que a virada de chave da criação de hoje em dia está justamente na ROTINA BEM APROVEITADA. Tempo bem aproveitado no dia a dia da mãe e do pai é tempo bem aproveitado na trajetória de desenvolvimento e na vida da criança. Simples assim.
Quando as famílias aprendem a otimizar a ROTINA delas com as crianças, é mais fácil transmitir as lições essenciais pra vida. Quando as famílias se sentem mais CONFIANTES do quê sabem, é mais fácil de aplicarem as ferramentas e ideias certas no momento certo, pra desenvolverem suas crianças de forma consciente, intencional e com objetivos claros. E, quando as famílias percebem que a leitura diária de uma simples ficha (um ato que leva menos de 2 minutos), as ajuda a enriquecer aqueles 20 ou 30 minutinhos de atenção que reservaram pras crianças, pronto! Basta ler a coisa certa, pra que a falta de tempo deixe de ser um problema no seu dia e se torne uma oportunidade. Você resolve o seu problema da rotina corrida - e ainda destrava o desenvolvimento da sua criança.
Um exemplo que sempre gostamos de usar está no desenvolvimento da linguagem. Quando as famílias estimulam do jeito CERTO (veja que isso não tem tanto de ver com o TEMPO, e sim com o MODO dos estímulos), suas crianças adquirem um vocabulário 33% maior quando comparadas às crianças que não recebem estímulos adequados. Esses ganhos de linguagem vão reverberar efeitos positivos sobre o desempenho acadêmico durante todo o curso escolar no ensino fundamental. Em outras palavras: saber COMO usar o ESTÍMULO CERTO no MOMENTO certo: é isso o que pode otimizar a rotina com sua criança e fazer diferença pro desenvolvimento dela.
Os Fichários de Desenvolvimento foram criados justamente como resposta a essa necessidade que as famílias têm de aproveitarem as janelas de oportunidades da primeira infância, mesmo que não tenham muito tempo pra estudar sobre a infância, ou paciência pra sentarem no chão e brincarem diariamente. Os Fichários representam a seleção e organização de TUDO o que as autoras e pesquisadoras Marianne e Marcia Bleker aprenderam sobre desenvolvimento humano ao longo de décadas de trabalho nas áreas de pesquisa em educação e sala de aula. E isso é conteúdo pra valer - é muita coisa boa mesmo!








quem faz os Fichários de Desenvolvimento?
MARIANNE BLEKER
mestra em filosofia e educação pela Universidade de São Paulo (USP), formada em letras-português pela Universidade Nove de Julho e advogada formada pela USP, é fundadora e idealizadora do sistema de educação não-formal da Jabuti Lêlê. É mãe, pesquisadora dos processos de subjetivação pela educação há mais de 10 anos, especialista das temáticas de educação no século XXI, já publicou 10 livros sobre educação infantil e 3 livros pra criançada
MARCIA BLEKER
em uma jornada de mais de 4 décadas pela educação formal, exerceu funções de diretora, pedagoga e professora de matemática em escolas de São Paulo. É mãe, avó, estuda processos artísticos para a infância e é cofundadora da Jabuti Lêlê, onde executa e gerencia os projetos de arte da marca
Ao longo de décadas de trabalho e pesquisas, as autoras, mãe e filha, juntaram práticas e materiais preciosos sobre neurodesenvolvimento, psicomotricidade, linguagem e literatura infantil, processos de alfabetização, funções somatossensoriais na infância e processos da inteligência voltados à aprendizagem. A união de todo esse saber ganhou novas organizações e fez nascer materiais inovadores, super alinhados com a realidade do mundo atual. Esses materiais educativos começam agora a ser divididos com as famílias, com o objetivo de facilitarem a implementação de rotinas mais potentes pra infância e apoiarem os cuidadores que vivem os desafios de uma criação no século XXI. Isso porque, pra que cada família consiga melhorar a vida e o futuro de suas crianças, precisam, antes, superar obstáculos básicos, como falta de tempo e dificuldade de acesso a materiais confiáveis, práticos e resumidos sobre desenvolvimento infantil. Não é à toa que uma das frases preferidas aqui na Jabuti LêLê é: A GENTE PESQUISA TUDO, PRA VOCÊ SE OCUPAR SÓ COM A BRINCADEIRA!